O QUE É O MOVIMENTO MAIO AMARELO?
Indicada pela ONU como a 2a década mundial de ação pela Segurança no Trânsito, de 2021 a 2030 o Brasil e o mundo precisam se unir para alcançar a meta de redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.
O Maio Amarelo, tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Pelas estatísticas oficiais, a cada 15 minutos uma pessoa morre vítima de sinistro de trânsito e a cada 2 minutos, uma fica com sequelas físicas!
O resultado final esperado é que as vias fiquem mais seguras também para os pedestres, além disso, há um número crescente de sinistros envolvendo ciclistas e motociclistas, que são dois grupos também considerados vulneráveis nas estradas.
DECLARAÇÃO 2021/2030 – “A grande maioria das mortes e ferimentos graves no trânsito são evitáveis e que, apesar de algumas melhorias em muitos países, incluindo em países em desenvolvimento, eles permanecem um grande problema de saúde pública e desenvolvimento, que tem amplas consequências sociais e econômicas”, destaca a publicação da ONU.
O Países que fazem parte deste compromisso mundial adotaram uma legislação abrangente sobre os principais fatores de risco, tais como:
- o não uso de cintos de segurança
- não uso de cadeirinhas para crianças
- não uso de capacetes por ciclistas e motociclistas
- dirigir sob efeito de álcool e drogas
- excesso de velocidade
- dirigir com baixa capacidade visual
- sob uso de medicamentos que afetam a direção segura
- com cansaço físico e mental
- utilizando telefones celulares
Por isso é importante promover a conscientização da população por meio de campanhas de educação, capacitação e divulgação, principalmente entre os jovens, que são a faixa da população mais afetada pelos sinistros de trânsito.
O documento oficial da ONU incentiva que os Países fortaleçam sua a capacidade institucional por meio de treinamento adequado e qualificação no que diz respeito às leis de segurança no trânsito e suas aplicações, segurança de veículos, melhorias de infraestrutura, transporte público e atendimento pós acidente.
A UNI GR, tem em sua plataforma de ensino um Treinamento de Prevenção de “Acidentes”, que agora chamamos corretamente de Sinistros de Trânsito, que ensina a importância da Direção Preventiva e Defensiva, além de mostrar os 6 Fatores de riscos principais que se combinados, geram um sinistro de trânsito, ensinando assim que se a situação é evitável, ela não é um Acidente, mas um Sinistro!
Assista abaixo o nosso vídeo da Campanha do Maio amarelo de 2024!